domingo, 27 de junho de 2010

PROJETO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE


Título: Ser humano e Saúde.

Escola Estadual Dolores Alcaraz Caldas

Turmas envolvidas: 3 ano do Ensino Fundamental

Período de duração: 2 semanas.

Professora: Cristina Lima da Costa.

Justificativa: O corpo humano é a mais perfeita máquina já construída e é formado por diversas partes que se relacionam entre si, ou seja, os vários sistemas que formam nosso organismo dependem um do outro para realizarem suas atividades. Milhares de reações químicas acontecem a todo o momento e são responsáveis pela manutenção e o funcionamento perfeito do nosso corpo. O corpo humano vem se transformando e evoluindo para se adaptar aos diversos ambientes que o homem foi conquistando com o passar do tempo.
Os sentidos são a porta de ligação do nosso meio interno com o ambiente. Por meio dos sentidos, o organismo pode perceber as coisas que nos rodeiam e mandar as mensagens necessárias para nossa melhor adaptação, contribuindo assim, com a sobrevivência e a integração do ser humano com o ambiente no qual ele está inserido. A construção desse conhecimento se dará ao longo do estudo. Os alunos também poderão perceber que há sentidos, como olfato, visão e paladar, e que estão intimamente ligados.
Através deste projeto o professor poderá diagnosticar se os alunos apresentam alguma deficiência, ou até mesmo dificuldade escolar devido a sua deficiência, procurando assim encaminhar o aluno para solucionar o seu problema de saúde.

Objetivo Geral: Oferecer condições aos alunos para que possam perceber que possuem sensações e que podem ser percebidas e estimuladas por meio do ambiente e do contato consigo mesmo e levá-los a reconhecer os órgãos que produzem tais sensações.

Objetivos específicos:
•Identificar a visão, o paladar, a audição e o olfato como os sentidos, na qual podemos perceber o mundo,
•Conhecer as partes do corpo, sua importância e os cuidados higiênicos,
•Estabelecer relações entre os órgãos dos sentidos, o meio e a saúde das pessoas,
•Levantar hipóteses relacionados à poluição visual e sonora,
•Rede de apoio,
•Sala das sensações.

Metodologia:

•O projeto iniciará com uma brincadeira e a partir daí se desenvolverá as demais atividades.
•Jogos e brincadeiras (percebendo as texturas, identificando sons, circuito dos sentidos, percepções por meio dos sons, explorando o espaço escolar, percebendo os diferentes cheiros,, circuito tátil ),
•Levantamento de hipóteses,
•Experimentos,
•Discussão dos resultados,
•Textos de apoio.


ALUNA: CRISTINA LIMA DA COSTA
CURSO: PEDAGOGIA NOITE

Avaliação:

•A avaliação será feita através dos registros diários que as crianças produzem nas diferentes etapas do projeto, exprimindo o que pensa, descrevendo o que fez e o que observou, interpretando os resultados de um experimento, reformando suas hipóteses iniciais e formulando suas primeiras conclusões.

Referências Bibliográficas:
•Souza Corrêa, Aline. Novos Caminhos, Formação Continuada Teoria e pratica na sala de aula, 3 ano, Teoria Geral de Ciências Naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário