domingo, 27 de junho de 2010

Planejamento.

Segundo as minhas leituras o planejamento deve ser feito considerando a coerência entre teoria e prática, clareza de conteúdos e objetivos, o aluno, sistema de avaliação, controle de variáveis didáticas.
Planejamento é o processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando o melhor funcionamento de uma empresa instituições, setores de trabalho, organizações grupais e outras atividades humanas. O ato de planejar é sempre um processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de materiais e recursos humanos disponíveis, visando a concretização de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações.
O planejamento educacional é um processo contínuo que se preocupa para onde ir e quais as maneiras adequadas para chegar lá, tendo em vista a situação presente e possibilidades futuras, para que o desenvolvimento da educação atenda tanto as necessidades da sociedade, quanto as do indivíduo.
Somente com a elaboração do planejamento se pode esclarecer o que se deve realizar para que as finalidades possam ser atendidas. Sem ele não é possível estipular metas e sem metas, os objetivos da educação não são alcançados.
Não é um processo estático, mas dinâmico, onde podem ser redefinidos os objetivos. È de suma importância que professores e todos envolvidos em ações educativas, leve em conta a flexibilidade como um fator de competência dos profissionais. Desta forma, ele fica passível de uma nova transformação e adaptação a situações novas que surgirem no cotidiano escolar.
“Todo plano que não obedecer ao princípio da flexibilidade, que não possa ser mudado ou reestruturado, quando necessário está fadado ao fracasso, podendo se tornar um meio de dominação”. ( MENEGOLLA; SANTANNA, 2009).
A escola deve elaborar os seus planos curriculares, partindo da orientação dada pela lei ou pelos sistemas, com a finalidade de atender as características locais e as necessidades da comunidade. Cada escola precisa adequar os planejamentos a realidade de sua região, respeitando a realidade de seus alunos.

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