domingo, 6 de dezembro de 2009

Alfabetização e Letramento

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO.


Segundo as leituras realizadas alfabetização é o processo pelo qual se adquire o domínio de um código e das habilidades de utilizá-lo para ler e escrever.
Letramento é muito mais que alfabetização. O letramento é o estado, uma condição: o estado ou condição de quem interage com diferentes portadores de leitura e de escrita, com diferentes gêneros e tipos de leitura e de escrita, com as diferentes funções que a leitura e a escrita desempenham na nossa vida. Letramento é o estado ou condição de quem se envolve nas numerosas e variadas práticas sociais de leitura e de escrita.
Com o passar dos anos, o alfabetismo vem sendo superado, na qual um número cada vez maior de pessoas demonstra interesse pelo aprender a ler e a escrever, mas percebe-se que não basta apenas aprender a ler e a escrever. O que acontece é que as pessoas se alfabetizam, aprendem a ler e a escrever, mas não incorporam a prática da leitura e escrita no seu dia-a-dia, ou seja não lêem livros, jornais, revistas, não sabem redigir um ofício, escrever uma carta simples. A partir desse fenômeno observou-se a necessidade de levar os indivíduos ao letramento. Assim teríamos duas ações distintas, mas não inseparáveis, ao contrário, observou-se que o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja, ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, de modo que o indivíduo se tornasse, ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado.
- Um adulto pode ser analfabeto e letrado não sabe ler nem escrever, mas usa a escrita: pede a alguém que escreva por ele, dita uma carta, sabe pegar um ônibus pela observação de um código.
- Uma criança pode ainda não ser alfabetizada, mas ser letrada: que convive com livros, que vê os adultos lendo e escrevendo, finge que está lendo historinhas, conhece objetos através de rótulos como a Coca-Cola, Mc Donalds.
- Um adulto pode ser alfabetizado e não letrado, por não ter o habito de ler livros, jornais, revistas, não sabe preencher um formulário.
Alfabetização é o processo pelo qual se adquire o domínio de um código e das habilidades de utilizá-lo para ler e escrever, ou seja, o domínio da tecnologia do conjunto das técnicas para exercer a arte e ciência da escrita. Letramento que implica nas habilidades várias tais como: capacidade de ler ou escrever para atingir objetivos (In Ribeiro, 2003, p.91)
Ao permitir que o sujeito interprete, divirta-se, seduza, sistematize, confronte, induza, documente, informe, oriente-se, reivindique e garanta a sua memória, o efetivo uso da escrita garante-lhe uma condição diferenciada na sua relação com o mundo, um estado não necessariamente conquistado por aquele que apenas domina o código (Soares, 1998). Por isso, aprender a ler e escrever implica não apenas o conhecimento das letras e do modo de decodificá-las, mas a possibilidade de usar esse conhecimento em benefício de formas de expressão e comunicação, possíveis, reconhecidas, necessárias e legítimas em um determinado contexto cultural.
A alfabetização acontece nos primeiros anos de escolaridade, mas não ocorre só nesse período, porque por toda a vida escolar os alunos estão avançando em seu domínio do sistema ortográfico, pois todo momento estamos aprendendo palavras novas e novos conhecimentos.
O letramento começa bem antes do processo de alfabetização, pois a criança é rodeada de material escrito e de pessoas que usam a leitura e a escrita e se dá por toda a vida do indivíduo. Não é um processo apenas do professor de português e sim obrigação de todos os professores, em todas as disciplinas e áreas do conhecimento.
Ainda quanto às diferenças entre letramento e alfabetização é necessário alertar que, estes dois processos estão diretamente ligados, contudo, devemos separá-los quanto ao seu abarcamento, devido as suas distinções já mencionadas anteriormente.

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